-
Arquitetos: Gereben Marián Architects
- Área: 2344 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Balázs Danyi
-
Fabricantes: EQUITONE, GRAPHISOFT, Nelissen, RHEINZINK, Schüco, Semmelrock
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Torre Gyermely abrange o processo de revitalização de uma pequena cidade húngara antiga e cada vez mais empobrecida. Longe das movimentadas áreas metropolitanas, o estilo de vida rural baseado na agricultura está desaparecendo lentamente. A pobreza, o envelhecimento das comunidades devido à migração dos jovens e o despovoamento são tendências comuns. Como resposta a essa realidade, nas últimas décadas, a comunidade de Gyermely implementou projetos para reverter esse processo. O pensamento sistemático e de longo prazo foi baseado no desenvolvimento de um novo centro da cidade com projetos de baixo custo.
Localizada na periferia da cidade, a fábrica da marca de massas mais populares da Hungria é operada pela comunidade local, proporcionando aos moradores uma vida e um futuro, o que, por sua vez, gerou um intenso desenvolvimento da comunidade e, portanto, do centro da cidade. Devido ao número crescente de famílias jovens e trabalhadoras que se mudaram para Gyermely, a cidade testemunhou um aumento populacional, o que por sua vez resultou na transformação da rede institucional da cidade.
O centro da cidade de Gyermely tem sido objeto de intenso desenvolvimento na última década: cinco fases de construção resultaram na chamada Casa Civil, um edifício de serviços públicos que compreende instalações médicas, um banco, apartamentos, a Câmara Municipal remodelada e renovada, bem como um edifício com garagens e depósitos, localizados próximos ao riacho que atravessa a pequena cidade. Em duas fases subsequentes, a Fábrica de Pasta Gyermely, empregadora de muitos dos residentes locais, construiu edifícios de apartamentos para os seus empregados nas proximidades da Igreja e da Paróquia.
Transformar o centro de uma pequena cidade com um orçamento limitado é um processo extremamente demorado. A mudança não é imediata, mas sim um processo lento que requer consulta contínua com a comunidade local e a integração dos efeitos decorrentes de intervenções anteriores.
Gyermely é uma cidade com raízes medievais, mas as intervenções após a 2ª Guerra Mundial resultaram em um centro da cidade completamente desmontado e fragmentado, encaixado no tecido urbano como um corpo estranho. Realizados de acordo com as demandas atuais, os processos de transformação e ampliação da última década servem de curativo para as antigas feridas e carências do centro da cidade.
Os edifícios de pequena escala foram construídos em diferentes fases e devem ser analisados a partir de seu contexto, da sua história, seu entorno e da relação orgânica entre si, a qual cria uma estrutura espacial complexa que responde às novas exigências da comunidade. Continuação orgânica dos volumes dos edifícios adjacentes, os espaços abertos coletivos são elementos distintivos e enraizados no modo de vida local, e estabelecem um intenso diálogo visual e funcional com o centro da cidade, facilitando assim as atividades quotidianas e a comunicação da comunidade local.
O processo de construção consistiu em uma combinação de reformas e expansões dos edifícios existentes e deteriorados da década de 1970, bem como novas intervenções de pequena escala no tecido urbano. O posicionamento dos edifícios novos e remodelados bem como a escolha de materiais simples evidenciam as características evolutivas deste local ao longo dos séculos. As superfícies expostas de concreto e tijolo, os revestimento de metal e as estruturas de madeira fornecem durabilidade e sustentabilidade intelectual e física.